Photo by Shiwa ID / Unsplash

5G: Brasileiro se interessa pela tecnologia, mas ainda não está pronto para a migração

Tecnologia 25 de Mai de 2022

Segundo um levantamento da consultoria IDC Brasil, os consumidores brasileiros possuem interesse no 5G, no entanto, ainda não estão motivados para realizar a migração para a nova geração de internet móvel.

De acordo com a consultoria, apenas 22% dos consumidores do país desejam  migrar para um plano 5G nos próximos 12 meses. A tecnologia que promete conexão móvel até 100 vezes mais rápida em relação ao 4G no Brasil, deve chegar às capitais e ao Distrito Federal até o fim do mês de setembro.

Transformação Digital: Investimentos atingem US$ 1,8 trilhão em 2022

Vale destacar que a consultoria ouviu 3000 consumidores, espalhados por Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Em nosso país, 95% dos entrevistados afirmaram que já ouviram falar sobre a tecnologia. Na comparação com os outros cinco países da América Latina, o Brasil é o que possui mais pessoas informadas sobre a nova conexão.

De acordo com Luciano Saboia,  gerente de pesquisas de telecomunicações do IDC Brasil, existe uma enorme expectativa no que diz respeito ao 5G por parte dos fabricantes de equipamentos, operadoras e grandes empresas de infraestrutura. Contudo, os consumidores ainda não parecem tão ansiosos com a chegada da internet móvel de última geração.

"Para o usuário poder usar [a conexão 5G], vai precisar mudar de plano e ter um aparelho que suporte essa tecnologia. E ainda há poucos exemplos práticos de como o 5G pode transformar efetivamente a vida das pessoas", comentou Saboia.

O baixo interesse no 5G aqui no Brasil, se deve por causa do gasto extra no imaginários dos consumidores que a tecnologia poderá trazer. Seja pela necessidade de migrar para um aparelho com a tecnologia, ou seja por conta do plano mais caro, complementou Luciano Saboia.

Consumidor 5.0: Conheça algumas características sobre eles

No entanto, a consultoria também vem apontando que os usuários que utilizam muito o streaming e jogos online, serão os primeiros a realizarem a migração para o 5G. Uma vez que a conexão permitirá o consumo de vídeos em alta qualidade, e também irá proporcionar uma experiência melhor em games online.

De acordo com 82% dos brasileiros, o 5G irá transformar o consumo de vídeos (streaming). Já para 74%, a nova tecnologia mudará a forma com que trabalham, mesma porcentagem daqueles que acreditam em um maior impacto no modo de realizar compras online.

Para finalizar, 72% acreditam que a tecnologia irá modificar o jeito de jogar, enquanto 71% acreditam na mudança em relação aos estudos.

Como converter mais clientes para um e-commerce?

Marcadores