Banco Central fortalece equipe do “Open Banking” e do “PIX”

Banco Central 5 de Jan de 2022

Banco Central: Saiba mais

O governo publicou um decreto modificando a estrutura de comissionados do Banco Central (BC). A medida se fez necessária uma vez que vários servidores estão entregando cargos de chefia para reivindicar reajustes salariais. Contudo, o novo texto não modifica os valores pagos para os funcionários, ele faz um remanejamento de funções, visando reforçar a área do Open Banking e do Pix.

O decreto foi publicado na última terça-feira (04/01), e foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, responsável pela área durante as férias do ministro Paulo Guedes. Outra ausência importante foi a do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também está de férias.

O decreto calcula um custo global de R$ 4,9 milhões para as funções comissionadas do Banco Central. Tudo isso causou uma certa confusão entre os servidores da autoridade monetária. Em uma mobilização para cobrar aumento salarial, alguns servidores idealizaram que o texto iria elevar a remuneração para os cargos comissionados, algo que não aconteceu.

De acordo com o Banco Central, “o decreto faz uma reorganização administrativa que tem como objetivo fortalecer as atividades ligadas à agenda evolutiva do novo arranjo de pagamentos instantâneos (PIX) e à implementação do Open Banking no Brasil”.

Através de uma nota, o Banco Central afirmou que a mudança não impacta os valores pagos, nem o custo total das funções comissionadas. “Sendo assim, não se trata de reajuste dos valores das funções”, afirmou o Banco Central.

Marcadores