Banco Central lança Pix Saque e Pix Troco
Novidade vai estar disponível a partir de novembro
A partir do dia 29 de novembro, o Banco Central irá implementar o Pix Saque e o Pix Troco, ambos vão contar com um limite máximo de transações durante o dia e a noite.
A regulamentação foi confirmada nesta quinta-feira (02/09). O Pix Saque permitirá o saque em dinheiro nos estabelecimentos comerciais, já o Pix Troco, também permitirá o saque, mas associado a uma compra ou à prestação de um serviço.
O Banco Central confirmou que o limite máximo das transações dos dois produtos que fazem parte da “Agenda Evolutiva do Pix”, será de R$ 500,00 durante o dia e R$ 100,00 no período noturno entre 20h e 6h.
No entanto, haverá liberdade para que os ofertantes dos novos produtos do PIX trabalhem com limites inferiores a esses valores caso considerem mais adequado, informou a autoridade monetária.
Como vai funcionar:
Pix Saque: Permitirá que todos os clientes de qualquer participante do PIX, realizem o saque em um dos pontos que estiver ofertando o serviço. O cliente fará o PIX através de uma leitura de QR Code mostrado ao cliente, ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.
Pix Troco: O Pix Troco irá funcionar de maneira semelhante ao Pix Saque, a diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento.
De acordo com o Banco Central, os consumidores vão poder realizar oito transações gratuitas por mês. A partir da nona, as instituições financeiras ou de pagamentos em que o sacador tem conta poderão cobrar uma taxa.