Blockchain: Confira 3 dicas importantes para os profissionais da contabilidade
Blockchain: Saiba mais sobre a tecnologia
O que é o Blockchain:
O blockchain é uma tecnologia capaz de registrar movimentações virtuais em várias partes do mundo. O termo se tornou bem conhecido mundialmente nos últimos anos, isso porque em 2013, com o upgrade dos bitcoins (moeda virtual), passamos a vê-lo com mais frequência.
Embora ainda não seja muito conhecido dentro da área contábil, a ferramenta dispõe de um impacto potencial bem elevado. Por isso, não pode ser uma tendência ignorada por muito tempo.
O blockchain nos possibilita unir a parte de finanças e tecnologia, porém com uma certa vantagem, ele consegue otimizar outros processos além dos financeiros. Além de possuir uma imensa estrutura de alta segurança, existe um enorme potencial, de a tecnologia ajudar nos processos contábeis. Isso facilitaria o trabalho dos contadores e dos clientes.
Segundo Bernardo Madeira, especialista da área, o “Blockchain fará pelas transações o que a internet fez pela informação”.
#1: Impactos do blockchain na contabilidade
Com a tecnologia blockchain, os escritórios de contabilidade vão começar a evoluir ainda mais. Tendo em vista que os registros contábeis vão ser armazenados de uma forma muito mais segura e sem qualquer tipo de violação, os contadores “só” vão ter o trabalho de mediação, garantindo que os dados corretos estão sendo armazenados.
A transparência é um dos principais atributos do blockchain. A tecnologia atua como um livro-razão indispensável para os contadores, uma vez que inclui todos os registros dos clientes.
A partir disso, o blockchain lhe permitirá atualizar sua documentação, métodos de faturamento e pagamentos de tributos, para pequenas e grandes empresas.
Vale ressaltar que uma vez registradas no blockchain, as informações não vão poder ser alteradas. Se houver necessidade de algum tipo de correção a mesma deverá ser feita posteriormente.
Contudo, ficará registrado de maneira transparente para todos, o armazenamento de dados irá acabar com a necessidade de se fazer registros da transação em seu próprio sistema, já que a informação será compartilhada.
#2: Qual é a importância?
O blockchain está se tornando cada vez mais importante no mundo das transações online, como já vimos no texto é por meio da tecnologia que a moeda digital “bitcoin” consegue operar.
E não para por aí, o blockchain permite a realização de transações entre mercados completamente diferentes, como Brasil e China, por exemplo. Com a tecnologia isso é possível e acontece de uma maneira bem prática.
A ferramenta possibilita o funcionamento de moedas virtuais, uma vez que é uma estrutura de dados que representa a entrada da contabilidade financeira ou o registro de uma transação. Todas as transações são devidamente assinadas de forma digital, garantindo a autenticidade do documento e evitando qualquer tipo de alteração.
#3: Como se preparar
De acordo com a Pesquisa Global 2018 da Pwc, a preparação para o uso do blockchain nos negócios está caminhando de uma maneira bem avançada. Um total 84% dos executivos entrevistados afirmaram que as empresas já tinham algum tipo de envolvimento com o sistema de registros.
O contador do futuro deve se adequar às inovações do mercado e estar sempre alinhado com as novas tendências da profissão. O blockchain não vai chegar virando o setor da contabilidade de cabeça para baixo, mas é preciso se preparar e saber usufruir dessa tecnologia da melhor maneira possível.