Carteira de clientes: Confira 5 dicas para explorar todas as oportunidades

Carteira de Clientes 18 de Ago de 2021

Carteira de clientes: Conheça algumas dicas para melhorar a relação da sua empresa com os clientes

O que é:

A carteira de clientes nada mais é que o conjunto de clientes que mantêm alguma relação comercial com a empresa ou um vendedor. 

Esses clientes são divididos em dois grupos:

Os ativos: Aqueles que, além do contato contínuo, estão frequentemente respondendo aos estímulos da empresa e gerando lucro para o seu negócio. 

E os inativos: Aqueles que já compraram com você e, por algum motivo, não continuam comprando.

Diferenciando os clientes ativos, e os inativos, você terá informações suficientes para promover uma série de oportunidades para o seu negócio, tendo em vista que será sempre mais fácil vender para quem já é seu cliente.

Uma carteira de clientes, por tanto, cria um vínculo comercial entre cliente e empresa, no qual o cliente constantemente irá gerar lucro para a empresa. A definição é fundamental para estabelecer um projeto de gerenciamento, onde os vendedores serão responsáveis por cuidar e monitorar essas contas.

Alguns especialistas consideram que os clientes que efetuam compras com frequência, mas com consumo de produtos de baixo valor e espaço considerável entre uma compra e outra, não se enquadram na carteira de clientes.

Exemplo de cliente ativo:

Um cliente que comprou uma bicicleta e a partir deste momento ele retorna todos os meses para trocar discos de freio, corrente, etc. Ou até mesmo para realizar serviços de manutenção. Com isso, ele faz parte da carteira de clientes ativos.

Exemplo de cliente inativo:

São aqueles clientes que fazem um plano trimestral em um clube, mas depois do tempo contratado não frequentam mais o lugar. Sendo assim, eles se enquadram na carteira de clientes inativos.

Confira agora 5 dicas que o Nexo preparou para você aplicar e medir suas estratégias e poder explorar oportunidades da sua carteira:

Carteira de clientes #1: Defina o cliente ideal

É possível definir um nicho do seu negócio a partir de características comuns entre seus clientes mais lucrativos. E assim focar a atenção neles.

Para facilitar o seu trabalho, você poderá dividir a sua carteira de clientes através de alguns grupos, confira alguns:

  • Data de fundação do negócio
  • Localidade
  • Produtos ou serviços
  • Quantidade de funcionários
  • Tipo de cliente

Esse modelo é bastante comum em meios de negócios tradicionais, os bancos, por exemplo, definem os seus clientes em diversas modalidades, como: pessoa física, pessoa jurídica, premium, entre outros.

Tendo a sua carteira de clientes devidamente separados, você poderá desenvolver uma prática diferente de serviços para cada grupo, de acordo com o que cada segmento proporciona.

Carteira de clientes #2: Explore oportunidades

Comece a explorar diversas oportunidades de acordo com o que cada cliente possa te oferecer, tendo como base o perfil de cada um deles. 

Planeje com sua equipe algumas metas para que o trabalho seja realizado de uma maneira organizada, defina algumas estratégias:

  • Quais estratégias vão ser aplicadas
  • Qual o orçamento destinado para a realização das estratégias
  • Qual será o objetivo final
  • Quantos e quais colaboradores vão ficar responsáveis por cada uma
  • Que tipo de ferramenta e estrutura serão necessárias

Carteira de clientes #3: Utilize a automatização

Pense em otimizar seu tempo com ferramentas e sistemas. Um processo otimizado ajuda a melhorar o desenvolvimento de fidelização do seu cliente, além de facilitar não só a vida dele, mas também a sua, que conseguirá focar em outras atividades com a sua equipe, garantindo mais produtividade e uma satisfação maior do seu cliente.

Carteira de clientes #4: Engaje clientes inativos

Junto com sua equipe, monitore e desenvolva estratégias para reativar antigos clientes. Acima de tudo, invista em qualidade no seu atendimento, e não se preocupe “apenas” em ter milhares de clientes.

Realizando um atendimento com qualidade, você aumentará as chances daquele cliente gostar do seu serviço, possibilitando assim que ele indique o seu produto para algum amigo, parente ou até mesmo outros consumidores do seu negócio.

Carteira de clientes #5: Defina metas e prazos

Qual o número de contas que você deseja alcançar? Em quanto tempo? Determinar prazos e metas guiará seu processo de vendas em direção ao sucesso. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o Nexo nas redes sociais para mais informações de valor!!

Marcadores