Conselho Federal de Contabilidade pede mais agilidade e estabilidade nos ambientes virtuais da Receita

Conselho Federal de Contabilidade 22 de Nov de 2021

Conselho Federal de Contabilidade: Saiba mais

Em uma reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada última quinta-feira (18/11), Zulmir Breda, presidente da entidade, aproveitou a presença do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), José Barroso Tostes Neto, e solicitou mais agilidade e estabilidade de resposta dos ambientes virtuais da Receita Federal.

Segundo Zulmir Breda, essa vem sendo a principal reivindicação da classe contábil ao CFC. Ainda de acordo com o presidente do conselho, quanto mais serviços são disponibilizados nos ambientes eletrônicos da Receita Federal, maiores são as dificuldades para acessar a plataforma.

“Nós temos constatado uma fila virtual de espera para a entrega de obrigações acessórias que não consegue ser atendida pelos sistemas. A situação é preocupante, pois os atrasos geram multas que estão previstas em lei”, afirmou o presidente do CFC.

Zulmir Breda ainda destacou o fato de que, mesmo com os sistemas identificando instabilidades, o profissional não possui alternativa para solucionar o problema. Além disso, também ressaltou que falhas acontecem, ainda mais próximas ao prazo de entregas das obrigações acessórias. “Nós tivemos, no início do mês de novembro, uma grande dificuldade de cumprimento de prazo em relação à DCTFWEB. Nós temos quase 80 mil organizações contábeis no Brasil que respondem por 20 milhões de empresas e quase todas têm que acessar o ambiente virtual da Receita Federal para poder cumprir as obrigações tributárias”, concluiu Zumir.

O Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, ouviu atentamente a reivindicação e atribuiu as falhas a problemas de infraestrutura dos sistemas, além do uso indevido de robôs.

“Esse problema comporta várias dimensões. A primeira está ligada à infraestrutura e, nós, já estamos em contato com o SERPRO, e com empresas de TI, na busca de soluções que nos permitam assegurar qualidade e, sobretudo, estabilidade no acesso.  Porém, temos enfrentado dificuldades de outra natureza, que não somente a infraestrutura, como, por exemplo, a utilização de robôs por parte daqueles que acessam os serviços da Receita potencializando esse congestionamento”, ponderou José Barroso Tostes Neto.

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