Contabilidade 4.0: Saiba o que é, e o que muda em relação à contabilidade convencional
Contabilidade 4.0: Veja mais
A contabilidade 4.0 faz parte de um conceito relacionado à transformação digital dos escritórios contábeis. Constantemente, estão surgindo novas tecnologias com o intuito de aumentar a produtividade e garantir os melhores resultados, impulsionando o desenvolvimento de uma empresa no mercado. Sabendo disso, é importante que os profissionais procurem entender sobre o tema para se manterem competitivos no mercado.
Seguindo um novo padrão de atuação, a contabilidade 4.0 permite que os escritórios e os profissionais contábeis, utilizem a automatização e a tecnologia a favor do trabalho. Com isso, poupa-se tempo para realizar consultorias e trazer diferenciais para o negócio, além de tornar o local de trabalho menos estressante.
Você já acompanhou aqui no Nexo e no Grupo Infoco, que a tecnologia está mudando o mercado contábil nos últimos anos. Uma boa gestão contábil, pode funcionar como um bom papel estratégico, além de gerar mais ganhos e agilidade para as instituições.
De acordo com um estudo realizado em 2019, pela consultoria “Deloitte” em parceria com a “Exame”, 78% das pequenas e médias empresas que mais crescem estão investindo em novas tecnologias. Batizada de “As PMEs Que Mais Crescem no Brasil 2019”, a pesquisa traz informações sobre novos investimentos em soluções como softwares contábeis, cloud computing, big data, entre outras aplicáveis à contabilidade.
No conteúdo de hoje, o Nexo vai mostrar para você, contador, o que é a contabilidade 4.0. Além disso, vamos ver o que muda em relação à “contabilidade convencional”.
Contabilidade 4.0 #1: O que é
O termo contabilidade 4.0 está ligado à indústria 4.0, que remete à quarta “Revolução Industrial”. Trata-se de uma modernização dos meios de produção, que estão ganhando cada vez mais força no mundo corporativo.
No ramo da contabilidade, a transformação digital consiste na utilização de tecnologias que automatizam inúmeras atividades burocráticas. Entre elas, a realização de cálculos, cumprimento de prazos, transmissão de informações, elaboração de relatórios, emissão de documentos fiscais, entre outras.
Também existem ferramentas que ampliam as possibilidades do negócio, permitindo que ele preste seus serviços de forma online. Criando assim, diferenciais competitivos e até mesmo uma inovação no mercado.
Com essa modernização, o contador 4.0 está exercendo um papel cada vez mais estratégico para seus clientes, já que ele despenderá menos tempo com atividades burocráticas e poderá se concentrar mais na contabilidade estratégica. Para se manter informado, o profissional precisará se manter constantemente atualizado sobre as tendências no setor.
Contabilidade 4.0 #2: A importância de se manter atualizado
O surgimento de novas tecnologias está tornando o mundo dos negócios cada vez mais econômico, fácil, rápido e produtivo. O contador que não pesquisa sobre as tendências tecnológicas e as incorpora no dia a dia do seu escritório, acaba ficando obsoleto no mercado, e com isso, irá perder os seus clientes com o passar do tempo.
Contudo, na contramão daqueles que não se atualizam, os profissionais preocupados em modernizar os escritórios, conseguem automatizar suas atividades, realizam serviços online, conseguem maximizar sua produtividade, aumentar seus lucros e multiplicar sua clientela.
São várias as tendências da contabilidade 4.0 que ajudam no desenvolvimento das empresas. Entretanto, os colaboradores do escritório poderão resistir à adoção das tecnologias. Para superar esse desafio, é necessário fazer uma mudança cultural e direcioná-la à inovação, engajando os colaboradores no processo de transformação digital.
Contabilidade 4.0 #3: O que muda em relação a contabilidade convencional
Com a contabilidade 4.0, o empreendedor terá mais agilidade e menos burocracia. Algumas tarefas que até outro dia eram realizadas de forma manual, agora podem ser realizadas de maneira totalmente online.
A contabilidade convencional opera de uma maneira que não satisfaz mais os clientes. Vale lembrar que ela utiliza algumas ferramentas analógicas, que já são consideradas ultrapassadas para o desenvolvimento de algumas operações contábeis, como por exemplo:
- Reuniões presenciais;
- Registros impressos;
- Assinaturas presenciais;
- Utilização de papéis, canetas, cadernos, etc.
Todas essas funções já foram, e continuam sendo adaptadas de tal modo, que algumas pessoas já nem se lembram como funciona o modelo “antigo de contabilidade”.
Algumas mudanças vieram para ficar junto com a contabilidade 4.0, são elas:
- Armazenamento em Nuvem;
- Certificado Digital;
- Inteligência Artificial;
- Trabalho Remoto;
O avanço do empreendedorismo no Brasil, foi um dos fatores que contribuíram para as mudanças no setor da contabilidade. De maio a agosto de 2020, foram abertas 1,14 milhão de empresas no país, um aumento de 6% em relação aos primeiros meses do mesmo ano, e um aumento de 2% na comparação com o mesmo período de 2019.
#4: Abrindo uma empresa de forma online
Você deve estar se perguntando, mas como assim é possível abrir uma empresa 100% online? Não só é possível, mas também ajuda a reduzir a burocracia e facilita a formalização dos negócios. Com a contabilidade online e a digitalização de alguns serviços públicos, sua instituição conseguirá entrar no mercado de forma muito mais rápida.
Através dos nossos conteúdos você já deve estar ciente que a modernização e os serviços digitais são cada vez mais necessários na rotina de um empreendedor/contador. Mas mesmo assim, vamos apresentar alguns dados importantes para você.
De acordo com um levantamento realizado pela Harvard Business Review (HBR), o Brasil é o 35º país mais favorável para fazer negócios digitais. No ano de 2020, a previsão do comércio eletrônico era de 18%, alcançando a marca de R$ 106 milhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Já no ano passado, a previsão da Ebit, era de um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.
Tenha a documentação necessária:
Ao abrir uma empresa, a Receita Federal irá solicitar uma lista com alguns documentos necessários para o processo de abertura, lembre-se que a documentação pode variar de acordo com o tipo de empresa. Confira quais são eles:
- Cópia autenticada do CPF e RG dos sócios da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
- Pagamento de taxas através de DARF;
- Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial) em uma via;
Depois de apresentar a documentação necessária, a Junta Comercial vai dar o NIRE “Número de Identificação do Registro da Empresa” para a sua empresa. O NIRE, corresponde à certidão de nascimento da sua empresa.