Contabilidade Digital: Profissionais PJ buscam formas de reduzir custos

CLT 18 de Out de 2021

Modelo de contabilidade digital passa a ser uma aliada indispensável para os profissionais

Com a instabilidade econômica que o país se encontra, desde abril do ano passado, em virtude da pandemia de covid-19, as incertezas no mercado de trabalho afetam a rotina de diversos profissionais espalhados pelo Brasil.

No setor de contabilidade não é diferente, a contratação de profissionais PJ (Pessoas Jurídicas) tiveram um aumento gigantesco nos últimos meses. Tanto que hoje, podemos afirmar que o modelo de contabilidade digital passou a ser uma aliada indispensável para os profissionais da área.

Segundo um estudo realizado pela Revelo, “maior empresa de tecnologia no setor de recursos humanos na América Latina”,  a procura das empresas cresceu quase 40% por candidatos com CNPJ, sendo que 27% entre os candidatos buscam vagas nesse modelo.

Patrícia Carvalho, Diretora de Experiência do Candidato e Marketing na Revelo, explica que: “A contratação flexível foi uma alternativa encontrada pelas empresas para seguir com oportunidades em um momento de incertezas. Já os profissionais, para conseguir mais chances de recolocação, passaram a aceitar outros tipos de contratos, como o PJ”.

A contratação de uma PJ possui algumas diferenças de um contrato CLT, por exemplo. Um dos motivos, é que não existe um vínculo formal entre a pessoa e a empresa contratante. Além disso, a Pessoa Jurídica não possui os direitos trabalhistas, como: FGTS, seguro-desemprego e 13º salário. Contudo, o modelo PJ oferece algumas vantagens, os profissionais que optam por ele, visam a flexibilidade, além da possibilidade de um retorno financeiro maior.

Ainda de acordo com Patrícia Carvalho, profissionais que estão abertos ao regime de contratação com CNPJ, possuem mais chances de uma recolocação no mercado.

Em entrevista ao portal Terra, a Corretora de Imóveis PJ, Rebeca Florian, comenta o que mudou com a contabilidade digital. “Antes era necessário ter um contador e um custo relativamente alto para o trabalho. Ter a assessoria (da contabilidade digital) evita erros e ajuda para que a parte fiscal fique certinha, evitando aborrecimentos no futuro. Além disso, existe um suporte e o aplicativo que torna mais fácil ainda acompanhar as notas e outras atividades”.

Marcadores