Contador Autônomo: Cuidado com novo golpe do PIX
PIX: Saiba mais
Se você é um contador e trabalha de forma autônoma, tome cuidado com a nova modalidade de golpe do PIX, que está atingindo micro e pequenos empreendedores. Conhecido como golpe do fornecedor, os criminosos estão se passando por grandes empresas e alegando defeito em cadastro do PIX.
Está sendo cada vez mais comum, o uso da ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central, para a realização de compras e transações com grandes escritórios e empresas.
Com isso, criminosos estão abrindo contas como Pessoa Jurídica (PJ) em várias instituições bancárias, com nomes de grandes lojas/empresas escritos de forma errada propositalmente. A intenção é entrar em contato com o empreendedor, mentir, e fisgar aqueles que estão desatentos em relação ao golpe.
A empresa especializada em proteção digital, “AllowMe”, através da sua divisão de inteligência de plataforma, descobriu que os criminosos estão se reinventando quando o assunto é golpe pelo PIX.
De acordo com a empresa, o novo golpe do PIX, está se tornando cada vez mais recorrente nas últimas semanas. As empresas de pequeno porte são as principais vítimas, e os prejuízos para cada tentativa bem-sucedida variam entre R$ 10 e R$ 10 mil.
Segundo o analista de segurança da informação do AllowMe, Raquel Aquino, em declaração ao “Portal IG”, “os fraudadores podem ter acesso à lista de fornecedores de várias maneiras: por vazamento de dados na internet, por informações internas ou até mesmo entrando no site da empresa e vendo um selo no rodapé da página.”
Para finalizar, Raquel Aquino, declarou que o golpe do fornecedor tem mais chances de sucesso quando praticados sobre empresas que não têm um procedimento de pagamento rigoroso.