Custo de oportunidade: Confira 3 dicas sobre o tema
Custo de oportunidade: Saiba mais sobre o assunto
Na vida pessoal, profissional, amorosa, etc, precisamos analisar todas as possibilidades antes de tomar qualquer decisão, correto? Afinal, para a realização de uma boa escolha é necessário avaliar uma série de fatores.
Por exemplo, quando vamos analisar uma proposta de emprego, comprar uma casa, trocar o carro ou investir o dinheiro em algum investimento, é preciso estar atento às possibilidades. No mundo da economia, o termo utilizado para calcular o valor que você perde ao fazer uma escolha chama-se “Custo de Oportunidade”.
Todo o caminho que escolhemos trilhar, tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a nós, seres humanos, escolher e seguir nossa própria trajetória sem medo das consequências. Afinal, como disse o ator e apresentador norte-americano, Gary Collins, “podemos tentar evitar fazer escolhas não fazendo nada, mas até isso é uma decisão”.
Custo de Oportunidade #1: O que é
O custo de oportunidade normalmente é utilizado quando se torna necessário escolher entre duas ou mais opções. O próprio significado da palavra “oportunidade”, representa uma circunstância para que determinada coisa aconteça.
Quando falamos sobre o tema, é preciso ter em mente que ao escolher entre uma opção em detrimento de outra, algum benefício estará sendo deixado de lado, para a realização da escolha feita.
Trazendo o assunto para a área da economia, geralmente essas escolhas são realizadas por pessoas que optam pelo melhor benefício em troca de um custo menor, obviamente.
Sendo assim, podemos chamar o custo de oportunidade, de “custo econômico”. Tendo em vista que se ganha algo e ao mesmo tempo perde-se alguma coisa.
De acordo com o economista da ABAC, Luiz Antonio Barbagallo, o custo de oportunidade está presente diariamente nas decisões que tomamos no dia a dia. “Como na simples escolha de ir para o trabalho de carro ou de transporte coletivo. Ao optar pelo carro, você terá um custo maior, mas terá conforto. Nesse caso, a economia que você deixou de fazer, será o seu custo de oportunidade. Já optando pelo transporte público, seu custo de oportunidade será o conforto do qual você abriu mão”.
#2: Exemplos
Existem alguns exemplos que podemos citar, seja no seu dia a dia pessoal ou profissional da área de atuação, como por exemplo empresas públicas ou privadas.
No primeiro tópico vimos um exemplo sobre o transporte coletivo/carro particular. Agora vamos colocá-lo no seu dia a dia acadêmico, pense que você é um aluno recém formado no curso de letras. Após a conclusão superior, você poderá pegar o seu diploma e começar a atuar na área, como também pode se aperfeiçoar e fazer um curso de outro idioma ou alguma outra especialização. Seja qual for a opção escolhida, existirá um ganho e uma perda.
Ao escolher ingressar no mercado de trabalho você conseguirá experiência profissional, além, é claro, de receber o seu próprio salário. Porém existirá uma perda, já que não irá se especializar em sua área e com isso pode ficar “ultrapassado” pelos profissionais que buscam se modernizar. Escolhendo se aperfeiçoar, o caminho será diferente, contudo, também haverá ganhos e perdas.
Se você é contador e deseja melhorar o seu custo de oportunidade, o Nexo pode te ajudar. Somos uma solução digital para contadores que procuram organizar e gerenciar de uma maneira prática a sua relação contador-cliente.
Com o Nexo, você encaminha tudo para o seu cliente. Pedidos, demandas e solicitações, tudo de forma centralizada em um único lugar.
Mas afinal, como o Nexo pode ajudar a melhorar o seu custo de oportunidade? Sabemos que a rotina de um contador é bastante movimentada e várias demandas/tarefas são atribuídas ao profissional. Pensando na otimização de tempo, produtividade e em estabelecer uma boa experiência para o cliente, estreitando os laços com o contador, o Nexo foi criado.
Nossa plataforma faz a ponte entre o cliente e você. Confira alguns serviços que o Nexo oferece:
- Agenda Contábil;
- Conciliação Bancária;
- E-commerce Personalizado;
- Financeiro Completo;
- Relatórios;
- Suporte Especializado;
#3: Tipos de Custo de Oportunidade
Existem diferentes tipos de custo de oportunidade, todos eles possuem variações e suas respectivas características. Veja a seguir quais são eles:
- Custo de Oportunidade Aberto: Esse tipo de custo é passível de mensuração prévia pelo investidor;
- Custo de Oportunidade Ambiental: Está ligado ao valor máximo que determinada coisa poderá atingir tendo como base o desfrute de algum recurso natural;
- Custo de Oportunidade Contábil: Está diretamente relacionado ao quanto de seu capital ou lucro uma instituição deverá sacrificar para poder realizar transações ou investimentos específicos;
- Custo de Oportunidade Oculto: Que fica escondido, não permitindo assim que ele seja mensurado;