Custo de Oportunidade: Ser multitarefa te torna mais produtivo?

Contabilidade 25 de Out de 2021

Custo de Oportunidade: Saiba mais

Você já teve a sensação de ter “corrido” o dia inteiro e não ter conseguido chegar em nenhum lugar? E aquele sentimento de que mais uma semana, mês ou até mesmo o ano acabou, e os seus planos e projetos não saíram do papel? Está trabalhando tanto, mas possui a sensação que não tem evoluído verdadeiramente em nenhum campo, seja no intelectual, profissional, espiritual e até familiar? Os questionamentos (internos e externos) sobre suas entregas, estão aumentando a cada dia? Calma, o Nexo está aqui para te ajudar.

Então vamos lá, existem diversas respostas para os questionamentos feitos acima, mas hoje vamos abordar uma em especial. Você é uma pessoa/profissional “multitarefas”?  Isso é realmente importante? Preenche o currículo, e te deixa mais competitivo por uma vaga no mercado? Se sustenta ao longo do tempo? Confira o nosso conteúdo.

As pessoas que ao longo da vida criam o hábito de produzir muito, possuem variados tipos de certificações, concluem inúmeros projetos, conseguem entregar muito, e que apresentam um alto poder de concentração e foco, automaticamente reúnem as características necessárias para se tornar um “multitarefas”. Contudo, como eles conseguem focar e se concentrar para exercer essa função?

Custo de Oportunidade #1: Confira algumas dicas que preparamos para você:

  • Em primeiro lugar, organize da melhor maneira a sua própria vida;
  • Priorizando, agendando, e realizando uma tarefa de cada vez (dica de ouro!);
  • Outra dica valiosa, conclua mais atividades em relação ao número que você está começando;

Ser uma pessoa/profissional “multitarefa”, não deve ser compreendido como “ALGUÉMQUEFAZTODASASTAREFASAOMESMOTEMPO”, como você pode perceber, até quando se escreve tudo isso junto, já nos passa uma sensação bastante desconfortável. Aliás, vale ressaltar que  “tudo junto”, se escreve separado.  

Você pode, por exemplo, ouvir música enquanto estuda ou realiza uma tarefa repetitiva. Mas no dia a dia é preciso se atentar aos itens abaixo que preparamos para você:

  1. Você não fica mais produtivo quando “pula” de tarefa em tarefa: A adrenalina irá subir e você passará a ter uma sensação que está produzindo mais, se sentindo com “super poderes”. Mas na verdade o que acontece é que você começará a gastar uma energia superior, em relação se estivesse produzindo “apenas” uma tarefa, com isso, o cérebro começa a trabalhar para suprir a necessidade de combustível, como açúcares,por exemplo. O profissional irá chegar a exaustão.
  2. Tempo de conclusão: O seu tempo de conclusão será maior/melhor, quando você não interromper aquilo que está fazendo. Se a cada início ou reinício das simultâneas atividades, você precisar retomar o pensamento de onde parou, haverá uma considerável perda de raciocínio/tempo. Além disso, se você abandonar uma tarefa que já esteja em andamento, provavelmente ela irá atrasar ou não será concluída.
  3. Qualidade da entrega: A qualidade da sua entrega irá cair vertiginosamente se você quiser resolver tudo de uma só vez e não se atentar aos detalhes do seu serviço. Uma pessoa exausta e confusa, vai buscar finalizar ou entregar sua tarefa de qualquer maneira. A intenção não deve ser se livrar da atividade, mas sim, dar prioridade para a qualidade com que será feito.
  4. Cuidado com a sua saúde: Vão existir diversos casos onde você não conseguirá resolver tudo aquilo que planejou, com isso, a frustração irá aumentar cada vez mais. Tenha cuidado, pois os níveis de estresse estão cada vez mais altos. Cada dia que passa é uma tortura, e silenciosamente a pessoa entra no modo automático, o “Zumbi Multitarefas” passa a tomar conta, e um colapso físico e psicológico se aproxima, fazendo você parar ou ser parado.
  5. Estagnação na Vida Profissional e Pessoal: Enquanto se vive no olho do furacão dos: “começar tarefa”, “suspender tarefa”, e “recomeçar tarefa”, a vida não anda. Com isso, não existe crescimento, pois não há tempo suficiente para aprender, vislumbrar e vivenciar o novo (pelo menos o novo para nós). Sendo assim, não existirá espaço para os planejamentos e execução dos nossos sonhos.

Lembre-se, você pode fazer várias tarefas, mas é impossível realizar todas ao mesmo tempo!!

#2: Para finalizar, vamos ver algumas formas para a conciliação de tempo e produtividade:

  • Organize sua comunicação: Tenha horário definido para ler e enviar emails, no início da manhã e final da tarde;
  • Mantenha o celular no modo avião, desligado ou com as notificações desligadas, por pelo menos 50 minutos a cada hora. Utilize os 10 minutos disponíveis desta hora para verificar aquilo que é importante, e só veja novamente na próxima hora;  
  • Utilize a matriz de “Einsenhower” (estrutura simples para priorizar tarefas e gerenciar carga de trabalho);
  • Utilize a técnica de “Pomodoro”, onde você se concentra na atividade durante 25 minutos, descansa 5, volta a se concentrar na atividade por mais 25 minutos e volta a descansar por 5 minutos novamente (utilize um cronômetro);
  • Faça o uso efetivo da agenda, é simples, e a maioria é mobile;
  • Esclareça com o seu time (superiores, colaboradores e parceiros), quais as responsabilidades de cada um, principalmente a sua;
  • Aprenda a dizer não;

Viva melhor, realize mais!!

Parafraseando o lema dos Alcoólicos Anônimos, que dizem “Um dia de cada vez”, façamos “Uma tarefa de cada vez”.

Marcadores