E-commerce: Conheça 4 dicas fundamentais sobre o tema

E-commerce 3 de Set de 2021

Confira o conteúdo sobre e-commerce que o Nexo preparou para você

4 dicas fundamentais sobre e-commerce #1: O que é

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um comércio de vendas realizadas através da internet. Portanto, todos os negócios, transações financeiras, etc, são feitos via dispositivo e plataformas eletrônicas, como: celulares, computadores, notebooks e tablets.

Com base no parágrafo acima, você já conseguiu compreender que um e-commerce não é simplesmente uma loja virtual, não é mesmo? Esse conceito envolve muito mais que “apenas” uma criação de um site ou algo do tipo. O seu diferencial está relacionado ao fato de ser um empreendimento que preza pela sua estrutura de funcionamento, totalmente voltada para o meio digital.

É necessário ressaltar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: os sistemas de venda e atendimento ao cliente. Com base nesse trabalho, ele começa a se relacionar com outras automações, como controle de finanças, estoque e marketing.

Contar com a internet como canal de vendas e relacionamento com seus clientes pode ser considerada uma estratégia bem lucrativa. Inclusive, já podemos observar que essa modalidade está sendo bastante utilizada por comércios brasileiros.

Em 2018, o e-commerce brasileiro obteve um faturamento de R$ 53,2 bilhões, representando uma alta nominal de 12% na comparação anual, de acordo com informações da EbitNielsen.

4 dicas fundamentais sobre e-commerce #2: Como funciona

Existem três formas que fazem o e-commerce funcionar, você está pronto para conhecê-las? Então vamos lá.

Plataforma: Para começar, no sistema de comércio eletrônico, os produtos são anunciados em páginas que funcionam como vitrines. 

O anúncio contém todas as informações sobre o produto, como: fotos, características e especificações técnicas.

Os produtos ficam disponíveis nas páginas à disposição do cliente, até que ele adicione ao carrinho de compras ou siga direto para o pagamento.

Métodos de pagamento: Na hora de realizar o pagamento, o cliente deve preencher um cadastro, ou simplesmente fornecer algumas informações básicas, como: Nome, CPF e Endereço. Dependendo do local escolhido para a entrega do produto, poderá  ser cobrada uma taxa de entrega, porém esse detalhe varia muito de e-commerce para e-commerce.

As opções de pagamento, geralmente, podem ser feitas através de boleto bancário, cartão de débito ou crédito. Além é claro, das opções como PagSeguro, PayPal, etc.

Processo de entrega: Após realizar sua compra, o produto sairá para entrega. Essa etapa funciona em quatro etapas: notificação, coleta, roteirização e por fim a entrega.

A primeira etapa refere-se ao momento em que a loja recebe o pedido da compra e precisa separar os produtos no estoque para o cliente.

Na segunda etapa será feita a embalagem do produto.

Já na terceira etapa é feita a roteirização da entrega, a empresa deve calcular o frete, e definir a margem de lucro com a transportadora responsável pela entrega. Após isso, será feita a classificação do pedido de acordo com a localização.

Na quarta e última etapa é o momento de entregar o produto para a transportadora, que irá realizar a entrega no e-commerce ou nos Correios, partindo para o consumidor final.

4 dicas fundamentais sobre e-commerce #3: Invista em marketing digital

Pode parecer clichê, mas é sempre bom lembrar que investir em marketing digital deixou de ser apenas um complemento para o seu negócio. Hoje em dia é extremamente necessário adotar esse segmento para se manter competitivo.

Para construir um e-commerce de sucesso, você precisa criar laços com o seu público, além de mostrar como o seu produto poderá agregar valor na vida do seu cliente.

Procure contar com uma boa equipe e excelentes vendedores, afinal hoje em dia não existe mais aquele velho conceito de “empurrar uma venda”, seja no ambiente físico ou virtual.

Contudo, adotar o marketing digital proporcionará mais qualidade para o cadastro dos produtos, resultará em um melhor atendimento ao cliente e ajudará bastante o seu processo de vendas.

4 dicas fundamentais sobre e-commerce #4: Estratégias e tendências para o futuro

O e-commerce deve ganhar ainda mais força nos próximos anos. Com a quantidade de dispositivos móveis existentes, e com a tecnologia cada vez mais avançada, esse processo chega a ser quase que natural.

Portanto, prepare seu comércio eletrônico desde já, assim você estará preparado para competir com o mercado atual e também com o do futuro.

Marcadores