E-commerce: Pix triplica aceitação no varejo em pouco mais de um ano
Lançado de forma oficial em novembro do ano de 2020, o Pix, sistema de pagamento instantâneo, está ganhando cada vez mais a preferência dos brasileiros através da modalidade de pagamento em compras online. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria GMattos, a ferramenta possui aceitação de 74,6% do e-commerce.
Vale destacar que no começo do ano passado, a aceitação era de apenas 16,9% dos estabelecimentos eletrônicos.
No entanto, mesmo com o considerado crescimento, no ambiente digital, a modalidade ainda se encontra atrás do cartão de crédito, que possui uma aceitação de 98,3% e dos boletos, que conta com 76,3%. Ainda segundo o levantamento da consultoria, na próxima pesquisa, o Pix já deverá assumir a segunda posição no ranking.
PIX: Saiba mais sobre o sistema de pagamentos feito pelo Banco Central
O estudo também aponta que as promoções realizadas pelos lojistas estão contribuindo positivamente para a aceitação da ferramenta. Aproximadamente 20% das lojas que aceitam a modalidade costumam oferecer descontos de 3% a 18% com o intuito de incentivar seus consumidores a utilizarem o Pix. No mês de março, essa prática foi observada em 10% das lojas, metade daquilo que foi registrado dois meses depois.
Parcelamento via PIX
Lançado este ano, o “Pix parcelado” funciona como uma linha de empréstimo para pessoas físicas que funciona de uma maneira parecida com o cartão de crédito.
O objetivo do parcelamento via Pix, é fazer com que a pessoa realize uma compra à vista, porém, possa pagar o valor em parcelas, sem o intermédio de um cartão. O Banco Central ainda não disponibilizou oficialmente essa opção, no entanto, algumas instituições financeiras já estão oferecendo o serviço aos consumidores.
Banco Central fortalece equipe do “Open Banking” e do “Pix”
“O produto Pix Garantido, que permite o parcelamento de transações no Pix, ainda não foi lançado e não há previsão de lançamento. Nada impede que os bancos, desde já, ofereçam crédito aos seus clientes para utilização em pagamentos via Pix. É um produto de cada banco", afirmou a instituição em nota.