Empreendedorismo digital: Conheça 4 dicas sobre o tema
Muitas pessoas começaram a investir no seu próprio negócio
Em tempos de crise muitas pessoas estão investindo no empreendedorismo digital, só em 2020 foram abertos cerca de 620 mil novos MEIs, os e-commerces concentraram 42,9 milhões de consumidores únicos, totalizando um aumento de 36,7% em relação a 2019.
Mas afinal, o que é o empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital nada mais é do que uma iniciativa com o propósito de alavancar um negócio em que suas ações sejam virtuais. Sendo assim, toda a sua operação comercial está ligada ao ambiente digital, assim como os produtos e serviços, que são ofertados através da internet.
Exemplos de empreendedorismo digital é o que não faltam, com a chegada da pandemia de covid-19 no ano passado, diversos produtos passaram a ser ofertados através do digital. Isso serviu para impulsionar o Brasil como o terceiro país que mais realiza compras pela internet, sendo o primeiro disparado na américa latina, com 59,1% de participação em compras online. Atualmente, existem cerca de 1 milhão de sites de comércio eletrônico no país.
Confira agora o conteúdo que o Nexo preparou para você com 4 dicas sobre o empreendedorismo digital!!
4 dicas sobre o empreendedorismo digital #1: Tenha o seu nicho de mercado
Ao ingressar no ramo e ser um empreendedor digital, é fundamental que você defina o seu nicho de mercado. Devido às diversas possibilidades que o empreendedorismo oferece, muitos acham que é possível fazer tudo de uma só vez. E quando vão ver, acabam não fazendo nada.
Para que isso não aconteça, defina o seu público. Ofereça produtos e serviços para aquelas pessoas que você definiu como público-alvo. Com isso, as chances do seu negócio alavancar e capacitar ainda mais clientes irá aumentar cada vez mais.
Por exemplo, se você possui uma loja digital que vende camisas, foque nos clientes que estão à procura de camisas. Não comece a colocar bonés, calças e bermudas até ter uma consolidação da sua marca.
4 dicas sobre o empreendedorismo digital #2: Invista nas redes sociais
O mundo digital e as novas tecnologias permitem que todo empreendedor possa fazer o seu próprio marketing. Com as redes sociais é possível produzir conteúdos de qualidade e começar a fazer vídeos para a divulgação da sua marca.
Invista em materiais relevantes para a capacitação de clientes, o instagram, por exemplo, permite que você realize pesquisas para entender o que seu público está buscando na internet, além de possibilitar que você veja quais materiais estão dando mais engajamento. Com base nos resultados, você começará a produzir conteúdos de alta qualidade.
Invista na produção de vídeos, muitas pessoas estão saturadas de ficar o tempo todo atrás da tela do celular ou computador lendo alguma coisa. Normalmente os vídeos conseguem prender mais a atenção do cliente.
4 dicas sobre o empreendedorismo digital #3: Fique por dentro das novidades do mercado digital
A partir do momento que você se torna um empreendedor, é quase que um processo natural começar a acompanhar o que se passa no mercado digital. Para obter sucesso em sua marca, acompanhe sempre o que as grandes empresas estão fazendo, podemos citar alguns exemplos: Netflix, Amazon, Uber, IFood, entre outros.
Já é possível perceber que a tendência de baixar aplicativos para receber o produto em casa não é mais algo para o futuro, mas sim do presente. Esse tipo de serviço online já invadiu a maioria dos setores, como: alimentação, saúde, transporte, etc.
“Quando for pensar na ideia do seu negócio, pesquise o cenário, cheque se este segmento será promissor e se existe uma forma de trazer a ideia para o meio digital. Isso certamente te ajudará a alcançar o sucesso”, afirma Bruno Pinheiro, CEO e fundador da Be Academy.
4 dicas sobre o empreendedorismo digital #4: Mantenha o foco
Ao começar a empreender tenha em mente que os resultados não vão aparecer no primeiro dia, nem na primeira semana. Manter o foco é uma das etapas mais importantes para o empreendedor, principalmente se o negócio não emplacar logo de cara.
Siga as etapas que o Nexo preparou para você. Definindo o seu nicho de mercado, investindo em redes sociais e ficando por dentro das novidades do mercado digital. Alie tudo isso com sua força de vontade e conhecimento na área em que está empreendendo. Fazendo isso o caminho para o sucesso será questão de tempo.