Empresas estão em busca da Transformação Digital
De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado pela Samba Digital, unidade de negócios da Sambatech, 76,2% das instituições do Brasil já desenvolveram, ou estão desenvolvendo algum tipo de estratégia de digitalização nas suas operações.
Os 4 pilares da Transformação Digital
Ainda segundo a pesquisa, apenas 1,9% das empresas estão fora do planejamento de transformação digital. A Samba Digital contou com a participação de 100 líderes da tecnologia para chegar aos números apresentados. Vale destacar que o levantamento contou com a colaboração de empresas de pequeno, médio e grande porte.
A pesquisa também nos mostrou que alguns setores estão se destacando na preferência das empresas na busca pela transformação digital, são eles:
- Inteligência artificial: 38%
- Arquitetura de sistemas: 40%
- Computação em nuvem: 46%
- Soluções para a jornada do cliente: 54%
- Análise de dados: 62%
Em entrevista para o portal Terra, o CEO da AccountTech, Vanderson Silva, empresa que oferece soluções digitais para o profissional PJ, explicou que na área contábil, "escolher pela contratação de uma contabilidade digital não só facilita os trâmites burocráticos, como também oferece uma economia de mais de 50% se comparada à contratação de uma contabilidade tradicional".
As tendências da contabilidade para 2022
O Gestor Comercial na AccountTech, Rodrigo Tavares, está entre as pessoas que buscam pela transformação digital para solucionar alguns problemas. Ele ressalta que "é normal ouvirmos profissionais do setor imobiliário, por exemplo, falando que esqueceram de emitir a sua nota e por isso não vão receber pelo serviço prestado. Consequentemente, as empresas acabam pagando altos impostos".
Como usar o Certificado Digital para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?
Resumindo, Vanderson Silva e Rodrigo Tavares, acreditam que uma das principais razões pela busca de transformações digitais, seja em forma de aplicativos, plataformas ou softwares, é justamente para obter o acompanhamento dos processos de cada serviço realizado.