Importância da contabilidade para o seu cliente: Contabilidade online e tipos de clientes
Importância da contabilidade: Saiba mais
Chegamos à última parte do nosso conteúdo sobre “importância da contabilidade para o seu cliente”. Contador, se você chegou até aqui é sinal que está gostando do nosso trabalho, não é mesmo? Aqui você já viu temas importantes sobre o assunto.
Após falar sobre a “melhora na organização do controle financeiro” “planejamento estratégico e tributário” “apresente resultados concretos” e “redução de gastos” e “gestão inteligente”, agora vamos finalizar nosso conteúdo falando sobre dois temas importantes, a contabilidade online e os tipos de clientes.
Importância da contabilidade para o seu cliente #1: Contabilidade online
A contabilidade online está dando o que falar. O novo modelo de negócios, que permite que clientes e contadores realizem a gestão financeira sem sair de casa, está gerando muitas discussões.
Muitas empresas estão com dúvidas se devem ou não migrar para esse modelo. Profissionais da contabilidade também não estão totalmente certos sobre essa nova realidade. Muitos ainda preferem atuar no modelo antigo, justamente por não entenderem onde podem se encaixar.
A Infoco é um negócio essencialmente online. Estamos sempre em busca de tecnologias que auxiliem na busca de melhores resultados para nós e para nossos clientes. Portanto, entendemos que a contabilidade online é um modelo de negócio positivo.
Importância da contabilidade: Confira algumas vantagens para quem contrata um serviço de contabilidade online:
Economia e redução de custos:
Uma empresa que funciona totalmente online reduz bastante o custo de suas operações. Sem a necessidade de manter um espaço físico para atender clientes, até mesmo os funcionários podem atuar diretamente de suas casas.
Para quem contrata uma empresa de contabilidade online, isso também é uma vantagem. Se a empresa gasta menos, ela também tem a possibilidade de cobrar valores menores dos clientes. Ou seja, você vai pagar por um custo de produção reduzido e economizar.
Atendimento amplo:
Mesmo sem o atendimento cara a cara, a contabilidade online consegue estabelecer uma boa comunicação. As empresas podem se comunicar por WhatsApp, Chatbots, entre outros recursos, que são extremamente práticos e funcionais.
Para o cliente, é muito bom ter o contato com os contadores na palma da mão, de forma praticamente ilimitada. Essa disponibilidade facilita a prestação de serviços.
Processos centralizados:
As empresas de contabilidade online costumam usar uma única plataforma para gerenciar todos os serviços, tornando tudo mais organizado.
A declaração de impostos, a emissão de notas fiscais, o relatório de gestão financeiro, tudo isso pode estar unificado em uma única plataforma, com acesso ao cliente. Isso aumenta a transparência e facilita a troca de informações para ambos os lados.
Automatização e estratégia:
As ferramentas digitais facilitam demais o trabalho do contador. Na contabilidade online, é possível usar softwares que realizam diversos cálculos de forma automatizada, entendendo o faturamento e os custos de um negócio com muito mais agilidade.
Com a parte básica automatizada, há mais tempo para os contadores trabalharem com a contabilidade consultiva, oferecendo mais insights estratégicos para o cliente. Ou seja, nesse modelo, você ganha uma prestação de serviços mais atenta e presente.
Importância da contabilidade para o seu cliente #2: Tipos de clientes
Existem dois tipos de clientes contábeis, eles podem ser classificados como externos e internos. Geralmente, esses clientes são pessoas que procuram avaliar a situação patrimonial de uma instituição. Além disso, também buscam a organização da forma financeira e da gestão, evitando assim problemas com o fisco.
Externos:
Os clientes externos são aqueles que se interessam somente pelos dados contábeis, e não participam ativamente de outros processos da empresa, como por exemplo:
- Acionistas potenciais;
- Bancos;
- Governo;
- Fornecedores;
- Outros interessados;
Internos:
Em contrapartida, os clientes internos são aqueles que estão diretamente envolvidos com a atividade rotineira da empresa, além disso, eles utilizam os dados contábeis em suas funções, veja alguns exemplos:
- Administradores;
- Contadores e auditores internos;
- Proprietários, acionistas ou investidores;
- Outros funcionários;