Inclusão digital e social: 5G resultará em US$ 1,2 trilhão em investimentos
Ministro diz que 5G irá proporcionar mais inclusão digital e social
De acordo com o ministro das comunicações, Fábio Faria, o modelo padrão de tecnologia da quinta geração para redes móveis e banda larga (5G), deverá proporcionar uma aplicação total de US$ 1,2 trilhão de investimentos diretos e indiretos no Brasil. E é por esse motivo que ele tem buscado agir o mais rápido possível, tendo em vista que o processo resultará no leilão das faixas destinadas à nova tecnologia.
Fábio Faria também ressaltou um outro fator a ser considerado com a chegada do (56), a tecnologia proporcionará inclusão digital e social. “O Brasil não pode ficar para trás nesse processo”. Disse o ministro destacando que o setor de telecomunicações é prioridade da pasta.
Durante a abertura do seminário “Painel Telebrasil 2021”, o ministro afirmou que “com a internet 5G, “o problema de cobertura será eliminado do Brasil”.
“Precisamos fazer logo o leilão porque temos mais de 40 milhões de pessoas sem internet, que dependem dela para trabalhar, estudar, matar saudades; para receber auxílio emergencial e para se informar. Quanto mais rápido realizarmos o leilão, mais rápido conectaremos essas pessoas, dando condição mínima de inclusão digital e social a elas”. Afirmou Fábio Faria.
Por fim, o ministro disse ter colocado uma equipe que está trabalhando constantemente para poder responder eventuais demandas e dúvidas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Congresso Nacional. “5G não é programa de governo, mas de Estado, para fazer nosso país ser respeitado no mundo inteiro”, disse.