IPTU Eletrônico: Contribuintes vão poder receber o carnê por e-mail
IPTU Eletrônico: Contribuintes com imóvel na cidade de Jundiaí podem se cadastrar no Portal da Prefeitura
Com o intuito de facilitar a vida do cidadão, e evitar algumas burocracias, a Prefeitura de Jundiaí/SP, está permitindo que os contribuintes que possuem imóveis na cidade, possam se cadastrar no Portal da Prefeitura, até o dia 10 de dezembro, para receberem o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 por e-mail.
A realização do cadastro pode ser realizada de maneira simples e rápida, através do site https://jundiai.sp.gov.br/servicos-online/lancamento-eletronico-do-iptu/. Após se cadastrar, você poderá pagar sua parcela de imposto diretamente no site da Prefeitura, no site do Banco Bradesco, Itaú, Santander (o munícipe será direcionado para o site do banco).
Se optar por imprimir o documento, será apresentada a guia completa, já com o código de barras para a realização do pagamento, que poderá ser feito pessoalmente em alguma agência bancária ou lotérica autorizada. O contribuinte também pode escolher pagar através da opção PIX, caso prefira.
Desde a sua implementação, no ano de 2018, a modalidade vem ganhando adeptos, e ficou ainda mais forte no período da pandemia de covid-19, quando as pessoas perceberam as vantagens de contar com o serviço digital. Até o dia 10 de dezembro do ano passado, 12.969 contribuintes estavam cadastrados para o recebimento eletrônico do carnê. Atualmente, 16.315 contribuintes estão cadastrados. Vale lembrar que o IPTU eletrônico foi instituído no Código Tributário do Município e regulamentado pelo Decreto 27.251/17.
“É um processo seguro, que integra o pacote de serviços do governo digital (e-Gov) da Administração, cujo principal objetivo é simplificar e agilizar os serviços públicos e os meios de pagamento de tributos, oferecendo maior segurança para o contribuinte. Além disso, é uma medida sustentável, uma vez que gera economia não só de papel, mas de deslocamentos. Nossa meta é que mais contribuintes façam a adesão ao IPTU eletrônico, assim como as administradoras de imóveis, imobiliárias e escritórios de contabilidade, pois, em breve, todos os pagamentos serão exclusivamente feitos por meio digital”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.