LGPD está provocando uma alta demanda de destruição de dados

lgpd 18 de Mai de 2022

Após a implementação de todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrarem em vigor no país, a demanda de serviços no mercado de destruição de dados sensíveis no Brasil sofreu um aumento.

De acordo com informações da CBL Tech, as exigências para coleta, tratamento e descarte de informações pessoais ocasionou uma procura maior por parte das companhias, na busca por serviços profissionais capazes de eliminar esses dados sensíveis.

Entre os principais motivos está o fato de que não basta somente deletar do servidor ou da estação de trabalho, as informações de clientes, funcionários, ex-funcionários ou fornecedores de uma empresa, afirma o CEO da CBL Tech, Romildo Ruivo. “Muitas companhias lidam com dados sigilosos que precisam ser 100% eliminados de servidores e discos rígidos. Além de atender à LGPD, a destruição dos dados evita brechas de segurança e o favorecimento à ação de criminosos”.  

Como o Certificado Digital pode te ajudar em transações financeiras

Romildo também explica que com as definições da Lei Geral de Proteção de Dados, pode observar um aumento da procura por esse serviço na ordem dos 20%. “O interesse vem de empresas de todos os segmentos, desde bancos, seguradoras, companhias de TI e até órgãos governamentais”. Afirmou o CEO da CBL Tech.

LGPD: Conheça um pouco mais sobre a nova lei geral de proteção de dados

Vale ressaltar que o cuidado não diz respeito apenas aos computadores, aparelhos destinados à armazenagem de dados e servidores. Atualmente, até máquinas de fotocópias possuem discos rígidos que são capazes de armazenar imagens de vários documentos. Por exemplo, na situação de discos magnéticos, uma alternativa para a destruição de dados é a desmagnetização.

Para finalizar, Romildo Ruivo,  afirma que soluções consideradas mais gentis, também podem resolver o problema. “Existem softwares específicos que podem eliminar informações com segurança, sem destruir a mídia física que contém os arquivos”.

Qual a relação entre Certificado Digital, Contrato Digital e Assinatura Digital?

Marcadores