Modernize seu escritório de contabilidade: Conheça o seu público e defina o nicho de mercado
Modernize seu escritório de contabilidade: Saiba mais
Antes de começar o processo de modernização do seu escritório de contabilidade, é preciso ter em mente o seu público alvo e definir o seu nicho de mercado. Afinal, não adianta nada fazer todo um planejamento sem saber qual rumo tomar, não é mesmo?
Está em dúvidas de como conseguir detectar o seu público? Não se preocupe, a Infoco vai te ajudar. Após falar sobre “Quais são os benefícios da modernização” e “Modernize seu escritório de contabilidade: Invista em marketing digital e tecnologia”, neste conteúdo vamos dar dicas de como conhecer o seu público e definir o seu nicho de atuação.
Você sabia que para atingir o sucesso, o seu escritório precisa estar focado em um público-alvo? Reveja seus processos de atendimento, estude o mercado, para poder colocar em prática o seu processo de modernização.
Modernize seu escritório de contabilidade #1: Tenha o seu nicho de mercado
Contador, antes de começar o processo de modernização do seu escritório de contabilidade, e realizar o sonho de ser um profissional atualizado, competente, informado e moderno, é fundamental que você defina o seu nicho de mercado. Devido às diversas possibilidades de atuação que o setor contábil oferece, muitos contadores acham que é possível produzir todas as atividades de uma só vez. E quando vão ver, acabam não produzindo nada.
Para que isso não aconteça, defina o seu público. Ofereça produtos e serviços para aquelas pessoas que você definiu como público-alvo. Com isso, as chances do seu negócio alavancar e capacitar ainda mais clientes irá aumentar cada vez mais.
Quer um exemplo na prática? Então vamos lá!! Pense que você acabou de abrir uma pizzaria. Automaticamente seus clientes, aqueles que frequentam seu estabelecimento, vão até lá para comer uma boa pizza, não é mesmo?
Agora imagine que se ao invés de focar em fazer uma boa pizza, você começa a se dedicar a fazer bolos de aniversário para servir de sobremesa. Ao fazer isso, você não terá clientes em seu estabelecimento, já que não focou naquilo que seu público consumidor espera de você.
Sendo assim, ao definir o seu nicho de mercado e o seu público-alvo é de extrema importância, nunca mude sua estratégia até conseguir obter uma consolidação da sua marca no mercado.
Modernize seu escritório de contabilidade #2: Crie boas experiências com seus clientes
Após definir o seu nicho de mercado, é preciso que o contador tenha em mente que não adianta nada oferecer um conteúdo relevante, enviar e-books, e-mail, se você não criar uma boa relação de contato com o seu cliente, ok? Procure sempre responder suas dúvidas, entre em contato mesmo quando o cliente não estiver precisando de nada, nem que seja para mostrar que você está disponível sempre que ele precisar.
Para melhorar essa relação, utilize a tecnologia a seu favor. Ferramentas de comunicação como Whatsapp, Google Meet e o Zoom estão disponíveis para isso. Crie um fluxo de trabalho que permitirá atender os clientes com excelência.
Dê atenção para os feedbacks dos seus clientes, assim você conseguirá detectar o que está sendo bom e o que não está agradando o seu público. Com isso, você conseguirá encontrar o erro e irá corrigir da melhor maneira possível.
Modernize seu escritório de contabilidade #3: Overdelivery
Você sabia que o overdelivery é uma ótima prática para ser adotada no processo de modernização do seu escritório contábil? Pois saiba que sim. Overdelivery significa entregar mais, ou seja, é a prática de superar as expectativas dos consumidores, adicionando ao atendimento algo que eles não esperam, proporcionando assim, mais valor para o seu escritório.
Pense um pouco, a partir do momento que o seu cliente recebe um determinado produto antes do tempo esperado, e ainda é contemplado com algum tipo de brinde, as chances dele divulgar a sua empresa e se tornar um cliente da sua instituição vão ser enormes, não é mesmo?
Com a divulgação para amigos, ou mesmo através das redes sociais, seu escritório estará se modernizando e atraindo cada vez mais clientes, uma vez que mais pessoas vão ficar interessadas no seu produto, e consequentemente, vão acabar visitando o seu site ou perfil do escritório nas redes sociais.
Mas lembre-se, para que as estratégias de overdelivery tenham resultados eficientes, é preciso ressaltar, mais uma vez, que você precisa ter um conhecimento do seu público, e saber exatamente o que ele está buscando, além de procurar entender quais são as suas principais necessidades.
#4: Tenha contato físico com seu cliente
Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar a importância do contador realizar visitas e manter um contato direto com seus clientes, mesmo em uma época digital.
É claro que quando falamos em modernização, devemos explorar todo o campo que a tecnologia nos proporciona, como redes sociais, sites, marketing digital, etc. Contudo, para que uma relação contador/cliente possa ser positiva para ambas as partes, ainda se faz necessário o “olho no olho”.
Mas vale ressaltar que não basta apenas realizar uma visita de “compadre” para o seu cliente. Não perca seu tempo se deslocando para apresentar balancetes negativos, ou mais problemas contábeis.
Procure já chegar com a solução do problema, afinal, a contabilidade moderna é a verdadeira resolução de “entrega dos serviços contábeis”. Demonstre valor para o seu cliente, ele ficará contente com o seu trabalho e será seu parceiro inseparável neste processo de modernização.