Moeda Digital: Análise do Congresso definirá adoção no Brasil
Moeda Digital: Saiba mais
Na última terça-feira (26/10) em uma audiência pública realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, foi definido que para adotar uma moeda digital no Brasil , será necessário a participação do Congresso Nacional. O órgão será decisivo para alterações nas normas que tratam do Banco Central, do sistema financeiro e do mercado de câmbio.
Fábio Araújo, analista do Banco Central, afirmou que a instituição tem consultado representantes da sociedade sobre a criação de uma CBDC (Central Bank Digital Currency). Com isso, o “real digital”, apareceria como uma nova forma de representação da moeda nacional, que é emitida pela autoridade monetária do país.
“Hoje às transferências eletrônicas levam segundos, antes demoravam e eram usadas para comprar carro, não para comprar pão”, declarou Fábio Araújo.
Ao citar os avanços do uso de novas tecnologias, como o atual sistema de pagamentos instantâneo (Pix), o analista do Banco Central também destacou que a criação do “Real Digital” seguirá a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, o modelo também deverá seguir com as normas do Brasil e do exterior, que combate à lavagem de dinheiro e o terrorismo. Para finalizar Fábio, também destacou que será necessário a criação de medidas contra eventuais ataques cibernéticos.