O que é o ERP

Contabilidade 1 de Nov de 2021

ERP: Saiba como ele pode ajudar o seu negócio

O ERP é um sistema que facilita a gestão dos recursos empresariais de uma forma integrada, passando pela rotina contábil e indo desde o estoque até o processo de entrega.

Implantando o sistema ERP no seu escritório/empresa, você será capaz de ligar todo o processo através de uma única plataforma. Por exemplo, em uma loja de roupas, o software ERP irá gerenciar todo o funcionamento do negócio, da chegada da mercadoria, até o estoque, embalagem, venda, entrega, etc.

Com uma gestão integrada você conseguirá melhorar consideravelmente o funcionamento do seu negócio, além de evitar diversos problemas como desperdício de mercadoria, por exemplo. Além disso, o sistema ERP possibilita a redução de altos custos de manutenção e gerenciamento. 

Com um software ERP será possível aumentar a capacidade do seu negócio, melhorando o fluxo de informações e a inteligência de gestão. 

O que é o ERP #1: Como o sistema integrado de gestão empresarial ajuda na gestão de compras e estoques

No cenário atual, ter uma boa gestão de compras e estoques está se caracterizando como uma das principais tarefas dentro de cada empresa. Além disso, contar com bons fornecedores e saber negociar os preços são de extrema importância para se sobressair em relação à concorrência e construir uma boa marca no mercado.

Qual a relação entre gestão de compras e gestão de estoques:

Antes de entender como a gestão de compras e a gestão de estoques se relacionam, é importante saber que manter o equilíbrio entre elas é um desafio de extrema importância para as empresas. 

Sem a presença da tecnologia, os dois setores atuam de maneira independente, por exemplo: Se o setor de compras não fornecer capital ou produtos, a produção e as vendas serão diretamente afetadas. Ou seja, se a gestão de estoques falhar, não haverá espaço físico para os materiais comprados.

O sistema ERP irá auxiliar na sintonia entre os setores para o melhor desempenho possível da empresa, uma vez que somente com as informações sobre o estoque, será possível caracterizar as necessidades para a realização das compras.

Uma boa gestão deverá juntar essas duas partes da empresa, evitando assim que aconteçam erros que possam gerar prejuízos aos setores.

Com o Sistema Integrado de Gestão Empresarial, será possível otimizar os recursos da companhia, garantindo que a entrega aos clientes e os resultados estejam dentro do esperado, para as metas específicas da instituição.

O que é o ERP #2: Como o sistema ERP funciona na prática

Grandes empresas possuem um grande fluxo de informações que precisam ser controladas no dia a dia de trabalho. O sistema integrado de gestão empresarial por sua vez tem a missão de centralizar todas essas informações em uma única plataforma.

O que ele faz pela sua empresa: 

O ERP permite a personalização com o cenário do seu negócio, histórico, necessidades e processos internos de cada empresa. Além disso, ele torna a gestão muito mais otimizada, já que se enquadra de uma maneira exata do que a instituição precisa e atua.

Quer um exemplo prático, então vamos lá. O sistema ERP consegue auxiliar o departamento de logísticas para e-commerce em empresas que atuam com lojas virtuais. Ele identifica a disponibilidade dos produtos em cada estoque e atualiza as informações automaticamente, evitando assim, erros no processo.

O sistema também é bastante prático quando o assunto é ajudar na administração das contas que a empresa tem para pagar e receber, ele possibilita o monitoramento das vendas e consequentemente auxilia no acompanhamento dos pedidos. Ou seja, com um sistema ERP, a contabilidade da sua instituição estará muito bem servida.

O que é o ERP #3: Diferenciais competitivos que um sistema oferece

Personalização: Ter um sistema personalizado, próprio para sua realidade, torna a forma de trabalhar com as informações específicas mais homogênea e com mais fluidez;

Produtividade: Com todas as questões que um sistema ERP consegue economizar e tornar mais prático, as consequências são uma melhor produtividade, além de oferecer tempo hábil para análises e revisões. Dessa forma, ajudando a obter melhores resultados;

Confiança do cliente: Quando, em contato com o cliente, a empresa se mostra atualizada, moderna e comprometida com sua entrega, os laços de confiança vão se tornar cada vez mais fortes;

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