O que é uma Auditoria Contábil?

Auditoria Contábil 3 de Ago de 2023

Sabemos que o mundo dos negócios é governado por números e informações financeiras! Com o objetivo de fazer com que os acionistas, investidores e outras partes interessadas tomem as melhores decisões para a organização, é fundamental garantir a integridade e a precisão das demonstrações financeiras das empresas.

Por isso, a Auditoria Contábil é uma atividade essencial e independente que oferece uma análise extremamente criteriosa das informações necessárias para verificar sua confiabilidade e conformidade com os padrões contábeis aceitos e regulamentos.

A importância da contabilidade para as empresas

Tenha em mente que com um bom auditor contábil + o apoio da tecnologia, é possível evitar gargalos contábeis e financeiros, que em muitos casos prejudicam o faturamento do negócio

O que é Auditoria Contábil

A Auditoria Contábil é aquela que realiza a análise da situação financeira da empresa. Ela possibilita atestar a precisão dos registros contábeis, além de identificar as falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.

Vale destacar que o processo é realizado após o exame da documentação contábil e de inspeções internas, além de contar com a apuração de informações junto a fontes externas, como colaboradores de outros departamentos.

São alguns exemplos que podem ser auditados: Demonstração de Resultado de Exercícios (DRE) e o Balanço Patrimonial. Com a auditoria o profissional será capaz de apresentar ao empreendedor um parecer importante a respeito da realidade financeira do negócio, com segurança e transparência.

Através disso, o gestor irá conhecer os problemas da sua empresa, bem como suas causas e consequências, e também receberá do auditor orientações a respeito de possíveis correções a implantar.

Importância da migração para um sistema ERP contábil

Ressaltamos que ela pode ocorrer em qualquer tipo de empresa, independente do seu porte. A realização ficará sob responsabilidade de um auditor com formação em Ciências e Contábeis e de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Já naquilo que diz respeito ao empresário, será de sua responsabilidade acompanhar de perto esse trabalho, informando todos os dados solicitados. Se a empresa tiver um contador em sua equipe, ele poderá auxiliar durante a etapa. No entanto, a análise das informações é restrita ao auditor.

Lembrando que ele precisa agir com clareza, imparcialidade, independência e objetividade, tudo de acordo com a base das normas nacionais e internacionais da contabilidade.

Qual é o papel do contador na era da contabilidade digital?

Como funciona a Auditoria Contábil


A Auditoria Contábil segue um padrão estabelecido nas “Normas Brasileiras de Contabilidade”, elaborado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Ao todo, são seis etapas de análise, confira:

Pesquisa Ambiental

Aqui é realizada a análise das operações, coletando dados a respeito de operações e compilando documentos como Balanço Patrimonial, DREs, Fluxo de Caixa e demais documentos cruciais que se julgar necessário.

Controle Interno

É feito um mergulho nas operações contábeis diárias da empresa, de maneira a entender como o controle interno é realizado e quais são as ferramentas aplicadas.

Planejamento e Auditoria

Com as informações em mãos, o auditor precisa planejar as estratégias para auditar a empresa, considerando suas características.

Teste de Controle

É a análise que estipula se as empresas estão dentro do compliance que envolve a parte financeira e fiscal de um negócio. Lembrando que os testes visam entender se aqueles valores foram registrados de forma correta, dentro do regime de competência obedecido pela empresa e se estão de acordo com a natureza do negócio.

Teste Substantivo

É a análise que desenvolve e testa aqueles processos que vão conferir maior exatidão aos dados coletados.

Parecer do Auditor

Por fim, aqui temos o diagnóstico sobre tudo aquilo que foi entendido ao longo da auditoria, expondo os resultados para a liderança das empresas.

O que é uma EPP (Empresa de Pequeno Porte): saiba tudo

Como a tecnologia pode ajudar as empresas na auditoria

Quanto mais as empresas crescem, mais elas tendem a procurar meios para aumentar a eficiência na área financeira. Com o auxílio da tecnologia é possível contar com softwares valiosos que automatizam o máximo possível das operações do negócio. Afinal, eles disponibilizam relatórios detalhados e ferramentas de auditoria, além da capacidade de integrar outros módulos em suas operações.

Venhas ser digital, venha ser NEXO

Com os avanços tecnológicos, além das constantes mudanças nos padrões contábeis e de auditoria, temos um cenário tributário bastante complexo. Por isso, as empresas necessitam de uma solução completa e eficiente para gerar os relatórios necessários para a avaliação de auditores.

Lembre-se que as empresas que investem em um bom sistema de gestão contábil conseguem obter relatórios detalhados a respeito das finanças para tomar decisões mais assertivas. Dessa maneira, é possível contar com uma visão mais clara sobre as despesas e receitas do negócio. Relatórios financeiros também ajudam na identificação de anormalidades que podem impactar o fluxo de caixa.

Um software de gestão contábil te ajuda a obter dados mais precisos! O Nexo está aqui para te colocar no jogo. Clique aqui e fale agora mesmo com um consultor.





Marcadores