Os 4 pilares da transformação digital
Conheça um pouco sobre os 4 pilares da transformação digital que o Nexo preparou para você
O mundo digital está cada vez mais presente nas grandes empresas, hoje é impossível imaginar algum setor empresarial que não precise da tecnologia. A função tecnológica em uma instituição abraça desde as funções mais simples até as mais complexas.
A necessidade de uma rápida adaptação se fez ainda mais urgente com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020. Outros fatores que aceleraram o aumento da tecnologia nas empresas foram as crises financeiras e de saúde pública, pela qual passamos. De acordo com a Forbes, 87% das empresas acreditam que o digital irá revolucionar as suas indústrias, porém apenas 44% estão preparados para essa transformação.
O diretor de ações estratégicas do Cast Group, Fabio Thudor, destaca a importância dos pilares para uma boa organização. “O pilar é um dos elementos mais importantes de uma estrutura. O seu posicionamento e/ou dimensionamento errado, levam a variados problemas como instabilidade e a ruína total, portanto, é fundamental que as empresas saibam construir e posicionar bem seus pilares nesta jornada, independente do setor, promover a transformação digital dos negócios é uma questão de sobrevivência”.
Confira agora o conteúdo com os 4 pilares da transformação digital que o Nexo preparou para você!!
4 pilares da transformação digital #1: Pessoas
Nunca se esqueça que uma empresa não vive apenas da tecnologia, afinal quem irá utilizá-la são os seres humanos. Manter uma boa relação com os funcionários é um fator chave para que a transformação digital aconteça.
Instituições que investem e respeitam seus colaboradores, além de se comprometer com o seu desenvolvimento pessoal, constroem uma lealdade para um bom ambiente de trabalho, tornando o dia a dia e o funcionamento da empresa muito mais fácil.
4 pilares da transformação digital #2: Otimização do seu negócio
A otimização dos processos internos de cada empresa, nunca foi tão necessária como agora, pois se enquadra perfeitamente nos processos da transformação digital, possuindo agilidade, inovações e interatividade.
A otimização envolve três elementos: tecnologia, pessoas e processos. Após integrá-los, a transformação digital acontecerá naturalmente. Com isso, clientes, funcionários e as empresas vão poder aproveitar os benefícios proporcionados. Não basta apenas fazer o digital, também é preciso ser digital.
Confira alguns benefícios da otimização:
- Aumento de eficiência operacional
- Entrada mais rápida no mercado
- Habilidade de alcançar as expectativas dos clientes
4 pilares da transformação digital #3: Engajamento com o cliente
Antes de aderir qualquer mudança drástica na sua empresa, procure entender o seu consumidor. O que ele está buscando, quais são as expectativas para o futuro, o que ele pensa sobre a transformação digital, etc.
Afinal, o cliente não vai mudar o seu perfil para se encaixar no seu novo modelo de negócio, cabe a você se adequar e levar o seu novo mecanismo de trabalho até os padrões dele.
Lembre-se que grandes empresas adotaram esse modelo para se aproximar do seu público, oferecendo a eles conexões profundas, indo muito além da relação produto/serviço.
Um estudo da IBM, mostrou que as grandes empresas estão notando a importância da experiência do consumidor. De acordo com a pesquisa, 68% dos CXOs (Chief Experience Officer), esperam que as organizações prestem mais atenção à experiência do que em seus próprios produtos.
4 pilares da transformação digital #4: Local de trabalho
A transformação digital irá impor algumas mudanças no seu local de trabalho, já que os novos processos e tecnologias podem mudar a aparência física e digital da sua empresa.
É recomendado fazer um treinamento com todos os setores da empresa para que não ocorra futuros problemas ao encarar a nova realidade. Prepare sua equipe desde o início!!