PIX: Modalidade irá permitir operações internacionais e pagamentos por aproximação no futuro
PIX: De acordo com o Banco Central, já foram realizadas mais de 7 bilhões de operações em um ano da modalidade
Na última terça-feira (16/11), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou que a instituição está trabalhando para implementar algumas mudanças no PIX. Entre elas, está a possibilidade de pagamentos instantâneos de compras em outros países.
A declaração do presidente do Banco Central foi feita durante a realização do evento que falava sobre “um ano da implementação do PIX”.
De acordo com Mauricio Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta da Instituição, além da possibilidade citada acima, o Banco Central também está trabalhando para inaugurar, em um futuro próximo, o PIX por aproximação. Segundo ele, a modalidade poderá ser usada para pagar a passagem de ônibus, por exemplo.
“Assim como há o cartão de crédito por aproximação, o PIX também terá no futuro uma funcionalidade por aproximação. Aproxima o celular e vai fazer pagamento com o PIX”, explicou Mauricio Moura.
Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, existem outros avanços que estão sendo trabalhados para o futuro, como a realização de operações sem conexão com a internet. Além disso, ele lembrou que no final deste mês, outras modalidades vão entrar em vigor: O PIX Saque e o PIX Troco.
“O Brasil teve a adoção de meios de pagamento instantâneo mais rápida no mundo quando consideramos o número de transações per capita. o PIX já supera TED, DOC, cheque, boleto cartão pré-pago e débito direto, ficando apenas atrás de convênios de arrecadação [pagamentos de contas de água e luz, por exemplo], cartão de crédito e débito”, afirmou o presidente do Banco Central.