PIX: Nove em cada dez pequenos negócios utilizam a ferramenta
PIX: Saiba mais
De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) no final de novembro do ano passado, 86% dos negócios estão utilizando a modalidade Pix, como modalidade de pagamento.
Comparado com a última pesquisa realizada no mês de setembro de 2021, o número subiu nove pontos percentuais. Na época, 77% dos entrevistados afirmaram que utilizavam o Pix.
Os microempreendedores individuais (MEIs) estão um pouco à frente na comparação com os donos de micro e pequenas empresas. Segundo os dados da pesquisa, 87% do primeiro grupo fizeram adesão ao Pix, contra 85% do segundo.
Carlos Melles, presidente do Sebrae, destaca o aumento do número de usuários do sistema e as facilidades que ele promove para que os donos de pequenos negócios incorporem a modalidade.
“É um sistema ágil, que não onera o consumidor, mais barato que uma taxa de cartão e que pode ser usado 24 horas por dia e com 115,2 milhões de adeptos, de acordo com dados do Banco Central de novembro deste ano”, ressalta Carlos Melles.
Ainda de acordo com a pesquisa, as atividades que mais utilizam o Pix, estão as academias e os serviços de alimentação, com 94% dos empreendedores aceitando a modalidade. Oficinas e empresas ligadas à beleza também tiveram destaque com 93%.
Podemos afirmar que independentemente da atividade, a grande maioria dos empreendedores já usa o Pix no Brasil e acreditamos que esse número ainda pode crescer. Finaliza o presidente do Sebrae.