Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir desta segunda-feira
PIX Saque e Pix Troco: Saiba mais
Nesta segunda-feira (29/11) entram em vigor duas novas modalidades do PIX, o “Pix Saque” e o “Pix Troco”. Com isso, os usuários do sistema vão poder realizar saques em locais como lojas de departamento, supermercados e padarias, não se limitando a caixas eletrônicos.
De acordo com o Banco Central (BC), a oferta dos dois novos produtos da ferramenta aos usuários é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras.
Saiba mais sobre as modalidades:
PIX Saque: Permitirá que todos os clientes de qualquer participante do PIX, realizem o saque em um dos pontos que estiver ofertando o serviço. O cliente fará o PIX através de uma leitura de QR Code mostrado ao cliente, ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.
PIX Troco: O Pix Troco irá funcionar de maneira semelhante ao Pix Saque, a diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento.
O Banco Central confirmou que o limite máximo das transações dos dois produtos que fazem parte da “Agenda Evolutiva do Pix”, será de R$ 500,00 durante o dia e R$ 100,00 no período noturno entre 20h e 6h.
Segundo o Banco Central, os consumidores vão poder realizar oito transações gratuitas por mês. A partir da nona, as instituições financeiras ou de pagamentos em que o sacador tem conta poderão cobrar uma taxa.
Ainda de acordo com o Banco Central, os quatro saques tradicionais gratuitos realizados pelo usuário fora do âmbito do Pix Saque e Pix Troco podem ser descontados da franquia de gratuidades (oito por mês). Sendo assim, ao realizar um saque, sem ser através do Pix Saque ou Pix Troco, ele poderá ser contabilizado pela sua instituição financeira, e a franquia de gratuidades do usuário será diminuída de oito para sete.