PIX: Senado estuda projeto que aumenta segurança de transferências
PIX: Saiba mais
Nesta semana, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) apresentou um projeto de lei para aumentar a segurança da plataforma Pix. O projeto leva o nome de “Lei de Segurança do PIX”, a proposta visa criar mecanismos que vão ser capazes de recuperar valores transferidos através de alguma fraude cometida pelo pagamento instantâneo.
De acordo com Chico, a falta de segurança do Pix é preocupante, uma vez que bandidos estão enxergando a ferramenta como um grande potencial para a aplicação de golpes. Ainda segundo o senador, diante desse dispositivo legal, os criminosos vão pensar duas vezes antes de aplicar um novo golpe.
O projeto prevê a criação de uma senha de segurança que poderá ser utilizada pela vítima em caso de algum sequestro-relâmpago. Ela permitirá a realização da transferência, mas ao mesmo tempo, irá emitir um alerta para o banco.
“Ouvi muitos casos sobre golpes aplicados por estelionatários usando a ferramenta do Pix, para cometer crimes de ordem financeira, estelionato e até mesmo crimes hediondos como sequestros, a fim de fazer a pessoa sequestrada refém e libertá-la somente depois de esvaziar suas contas, usando a ferramenta que hoje está em quase todos os smartphones dos brasileiros que tenham uma conta bancária e usam o Pix como forma de pagamento. Por isso, decidi criar a Lei de Segurança do Pix”, explicou o parlamentar.