PIX: Sistema tirou 1,5 bilhão dos grandes bancos em 2021
PIX: Saiba mais
No ano passado, o Pix retirou R$ 1,5 bilhão em receitas dos maiores bancos listados na B3: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.
PIX: Saiba mais sobre o sistema de pagamentos feito pelo Banco Central
Contudo, mesmo com esse enorme impacto ocasionado pelo Pix, as receitas com serviços dos quatro bancos cresceram e registraram R$ 122 bilhões. De acordo com o Banco Central, em janeiro de 2022, foram realizadas 1,3 bilhão de transações através do Pix.
A quantia é impactante, principalmente se comparamos com janeiro de 2021. Agora o número é o sêxtuplo em relação ao período do ano passado.
Antes da existência do Pix, existiam dua opções populares de transferências:
- TED: Quando o valor cai na conta do favorecido no mesmo dia
- DOC: Quando o crédito ocorre no dia seguinte
Os dois tipos de transferência são pagos, contudo, os pacotes (pagos) de serviço de conta corrente dos bancos já incluem algumas transferências gratuitas durante o mês.
4 tendências da contabilidade para ficar de olho
Segundo alguns executivos do setor, é sobre TED e DOC que o Pix mais tem avançado. Para pessoas físicas, as transferências são gratuitas, e elas respondem por 72% do total.
Para finalizar, é preciso que os bancos mudem a forma como rentabiizam cada cliente. O movimento deve ser o mesmo que as instituições precisam fazer diante da concorrência com as fintechs.
Com informações da CNN Brasil