PIX terá mudanças a partir desta sexta-feira (29)
pix: Saiba mais
A partir desta sexta-feira (29/10) realizar um PIX, poderá se tornar mais fácil, pelo menos em aplicativos terceiros. Mas por que isso? Bom, é que a partir de hoje entra em vigor a terceira fase do Open Banking. O Banco Central determinou que os chamados “iniciadores de pagamentos” possam atuar diretamente com os pagamentos instantâneos.
De acordo com o Banco Central, a atualização permitirá a realização de um PIX para pagamentos de compras ou serviços em aplicativos terceiros, com uma redução de sete para três passos. Para isso, será levado em conta o mecanismo financeiro tecnológico para a efetuação dos pagamentos.
Uma das empresas autorizadas a operar como iniciador de pagamento pelo Banco Central foi o Whatsapp. Até o momento, o serviço de transferência realizado pela plataforma precisava do cadastro de um cartão da empresa parceira. Com a terceira fase do Open Banking isso irá mudar, e aumentará as possibilidades de uso aos usuários, caso se confirme a modalidade PIX na plataforma Whatsapp.
O que irá mudar com os indicadores de pagamentos oferecidos pelo PIX?
Atualmente, para realizar um pagamento via PIX, o cidadão recebe sua chave PIX através de um código ou QR Code. Por exemplo, em um aplicativo como o “Uber Eats”, o usuário precisa fechar o aplicativo, acessar a conta bancária, para aí sim,realizar a transação com os seus dados.
A terceira fase do Open Banking irá proporcionar o pagamento dentro do próprio aplicativo. Para isso, basta a autorização do usuário, sem a necessidade de sair de um local para o outro.