PIX: Vazamentos de dados estão na mira da autoridade nacional de proteção de dados

Banco Central 9 de Fev de 2022

PIX: Saiba mais

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), está preocupada com os casos de vazamento de informações da plataforma Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central.

De acordo com a diretora do órgão, Nairane Rabelo Leitão, a gratuidade do serviço não pode servir de justificativa para a falta de segurança da informação.

Só nos últimos seis meses, o Banco Central já comunicou três vazamentos, atingindo 576.785 chaves Pix. Os incidentes ocorreram no Banco do Estado de Sergipe (Banese), na Acesso Soluções de Pagamento e na Logbank Soluções em Pagamento. 

Segundo Nairane, a ANPD abriu processos para analisar os casos, e sanções vão poder ser aplicadas às instituições financeiras e ao Banco Central, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nas três ocasiões, o Banco Central comunicou que as causas foram consequências de falhas pontuais nos sistemas das instituições financeiras. Ainda de acordo com o órgão, se os usuários do Pix não adotarem medidas previstas em seu regulamento, novos incidentes vão acontecer.

Para finalizar, o Banco Central, argumenta que os vazamentos ocorridos têm baixo impacto por só envolver dados cadastrais, e não informações sensíveis ou sigilosas, que permitiriam, por exemplo, movimentar recursos nas contas.

Marcadores