PMEs: Conheça 4 tendências de gestão para impulsionar o seu crescimento

PMEs 13 de Abr de 2023

Aqui no Brasil, as pequenas e médias empresas (PMEs) representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% das empresas existentes no país, de acordo com o Sebrae.

Contabilidade: Veja quais são os benefícios corporativos mais oferecidos para os profissionais

No entanto, com um cenário altamente desafiador, com juros altos, queda nos investimentos e menor liberação de crédito, várias empresas estão sendo obrigadas a mudar seus preços, demitir colaboradores, e até mesmo diminuir as demandas para poder equilibrar suas contas no fim do mês.

Segundo dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) houve uma retração de 1,2% na movimentação financeira real do setor em janeiro deste ano, se mantendo estável no mês de fevereiro, na comparação com os mesmo períodos do ano passado.

Já na comparação com dezembro de 2022, o mês de janeiro contou com uma queda de 13,2%. O motivo? A sazonalidade negativa dos negócios no primeiro bimestre de cada ano.

Vale lembrar que o faturamento das PMEs não apresentava duas quedas consecutivas desde o segundo semestre de 2021. O setor está desaquecido, e com isso, as empresas estão tendo que se reinventar para continuar na corrida por mais espaços e relevância no mercado.

De acordo com o relatório ”FutureScape: Previsões sobre o futuro da inovação mundial 2023”, elaborado pela consultoria International  Data Corporation (IDC), até o ano de 2026, 75% das empresas que lideram o mercado vão precisar investir em programas de inovação digital, com foco em agilidade e crescimento.

No cenário atual, ferramentas de automação de processos, como é o caso do ERP, estão se destacando na otimização da gestão de negócios.

“O mercado de ERPs está em constante evolução. Surgem diversas tendências para proporcionar uma experiência cada vez mais completa e integrada em gestão para as empresas, envolvendo, inclusive, os serviços financeiros. Um controle eficiente é fundamental para crescer e se destacar da concorrência”, afirma o diretor de Marketing de Produto da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, José Adriano Vendemiatti.

José Adriano Vendemiatti, também listou algumas tendências do segmento, confira a seguir.

Contabilidade: A importância de investir em um software para o seu escritório

Importação de NFs

Existem alguns sistemas que possibilitam a importação de arquivos XML de notas fiscais eletrônicas (NF-e) modelo 55 e NFC-e  (modelo 65) e cupons fiscais (CF-e-SAT e ECF).

Transformação Digital para contabilidades

E-commerce

O e-commerce se tornou uma das ferramentas de vendas mais importantes do mundo. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, no ano de 2022, o e-commerce brasileiro obteve um faturamento de R$ 169 bilhões, aproximadamente R$ 18 bilhões a mais na comparação com o ano de 2021.

Além disso, a integração com o sistema ERP é capaz de automatizar o sistema de vendas, e possibilita a gestão eficiente dos produtos vendidos.

4 tendências da contabilidade em 2023

ERP Mobile

Existem softwares de gestão para empresas que ainda são bem complexos e engessados, no entanto, essa realidade já está mudando. Uma tendência que está surgindo no mercado, é o ERP Mobile, que permite que os usuários acessem as informações do sistema de maneira mais prática e rápida, na palma da mão.

Segundo José Adriano, o app da OMIE, aposta da scale-up para o mercado móvel, permite aprovar pagamentos e pedidos de compras pelo celular, além de disponibilizar os principais dashboards utilizados na versão para desktop.

Se compararmos com as ferramentas que já existem no mercado, o aplicativo oferece configurações mais simples, como:

  • Comunicação de dados em tempo real;
  • Maior produtividade e flexibilidade;
  • Suporte humanizado;
  • Entre outras funcionalidades;

“A aposta dos ERPs no mobile é uma tendência natural, uma vez que o mercado está cada vez mais conectado e, com isso, cresce a demanda por acesso fácil aos serviços”, afirma Vendemiatti.

Integração com Bancos

Se tem uma tarefa que consome bastante tempo na rotina do empreendedor, é o acesso ao Internet Banking. Contudo, a integração bancária com ERP, já possibilita administrar as finanças e outros processos de gestão da empresa de maneira automática na mesma plataforma, trazendo mais agilidade e praticidade na rotina.

Contabilidade Digital: Se prepare para essa realidade









Marcadores