Tecnologias disruptivas na contabilidade
Cada vez mais, as transformações tecnológicas estão deixando uma marca contínua em quase todos os setores da economia do nosso país. Por ser um setor ligado a cálculos meticulosos e tarefas manuais, a contabilidade também está inserida.
O aumento das tecnologias disruptivas vem redesenhando o panorama contábil, proporcionando mais eficiência, precisão e valor gerado. No conteúdo de hoje, o Nexo irá explorar como as tecnologias estão revolucionando a contabilidade, com exemplos práticos de como elas estão moldando o futuro da profissão. Vamos conferir!? Boa leitura.
Contabilidade Digital: se prepare para essa realidade
O que é a Contabilidade Disruptiva
A contabilidade disruptiva nada mais é do que a capacidade de oferecer serviços diferenciados e qualitativos para os clientes que não são atendidos por grandes empresas.
Ou seja, é um modelo criado para sair daquele meio tradicional e pensar “fora da caixa”. No entanto, para que o modelo funcione, o escritório deve se tornar parceiro do cliente e entregar mais valor ao serviço, sem cobrar nenhum valor a mais por isso.
Veja um exemplo prático:
Um escritório de contabilidade (X), produz trabalhos de crédito tributário para grandes empresas, já que elas dão um maior retorno financeiro. Enquanto isso, as empresas de pequeno e médio porte não recebem propostas para esse tipo de atividade, uma vez que geram menor lucro para o negócio.
Porém, é aí que pode surgir a oportunidade de realizar uma contabilidade disruptiva, uma vez que o empreendedor será capaz de estruturar a equipe para atender a esse público, das pequenas e médias empresas. Vale ressaltar que também é possível incluir serviços para MEI (Microempreendedor Individual), e atender uma categoria que não para de crescer.
A importância da contabilidade para as empresas
Após falar um pouco sobre o conceito de “Contabilidade Disruptiva”, vamos dar alguns exemplos das tecnologias disruptivas presentes na contabilidade.
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel de extrema importância na análise de dados contábeis. Através dela, grandes volumes de informações conseguem ser processados e analisados em velocidades que seriam inimagináveis para um ser humano.
Com a Inteligência Artificial, previsões financeiras precisas, detecção de fraudes e até mesmo a classificação automatizada de transações, agora são realidades tangíveis. A IA consegue capacitar os contadores a identificar padrões ocultos, além de oferecer orientação informada para as decisões estratégicas.
Qual é o papel do contador na era da contabilidade digital?
Blockchain
O Blockchain, também conhecido pelo seu papel nas criptomoedas, é outra tecnologia que vem deixando a sua marca na contabilidade. Criando registros imutáveis e transparentes de transações financeiras, o Blockchain assegura a integridade dos dados contábeis.
Isso acaba gerando um impacto significativo na auditoria, tendo em vista que a trilha de auditoria fica praticamente infalsificável. Além disso, o Blockchain reduz a necessidade de reconciliações manuais, simplificando a rastreabilidade de transações mais complexas.
Dicas para passar a sua contabilidade para o digital
Automação Robótica de Processos (RPA)
Vamos lá, a Automação Robótica de Processos (RPA), surge como uma ferramenta transformadora no setor contábil. Pense em um cenário onde tarefas do dia a dia, como catalogação de despesas e reconciliação de contas, são realizadas por “robôs” de softwares, liberando os profissionais para se dedicarem às atividades mais estratégicas.
Além de agilizar os processos e reduzir os erros, a RPA também possibilita que os contadores se concentrem em interpretar dados e fornecer insights estratégicos para as empresas.
Análise de dados e Big Data
No setor contábil, a análise de dados ganhou uma nova dimensão com o advento do “Big Data”. Sendo assim, grandes volumes de informações podem ser transformados em insights valiosos.
Agora, os contadores podem identificar anomalias, tendências e padrões, crucial para a tomada de decisões informadas. A análise de Big Data possibilita que as empresas compreendam melhor os seus clientes, se antecipem aos desafios financeiros e identifiquem oportunidades de crescimento.
Principais desafios da contabilidade na era digital
Computação em Nuvem
Por fim, vamos falar da computação em nuvem, que revolucionou a forma como os contadores estão acessando e compartilhando suas informações. Sendo assim, agora os dados financeiros podem ser armazenados de forma remota, acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.
Isso é extremamente vantajoso para as empresas que possuem operações geograficamente dispersas e para os profissionais que querem trabalhar de maneira flexível. Lembramos que a colaboração em tempo real ficou mais fácil, à medida que as partes interessadas conseguem acessar os dados atualizados instantaneamente.
Quais são os benefícios da contabilidade consultiva